Conhecido pela tecnologia e ousadia, o Salão de Tóquio 2015 teve ares futuristas, com a tradição de apresentar as motos conceituais das grandes montadoras japonesas, como Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki.
Na contramão da atmosfera que tentava prever o futuro dos carros e motos do mundo, além da apresentar a nova Africa Twin – que será produzida no Brasil -, a Honda apresentou um novo conceito para uma moto já emblemática da marca: a CB110 e chamou o projeto de Concept CB.
A tradição das motos da japonesa no Brasil
O mercado brasileiro das motocicletas tomou forma a partir de 1971, com o funcionamento da Honda Motor do Brasil Ltda., que era responsável pela importação e distribuição dos produtos da marca no país.
Com o lançamento da pequena CG125, o mercado da japonesa decolou e de lá para cá alcançou níveis cada vez mais altos de sucesso. Lançadora de tendências e sinônimo de qualidade, precisão e potência, a Honda hoje é referência no mercado de motocicletas.
Hoje, a fábrica localizada no Amazonas produz cerca de 3.600 motos por dia e mantém o seu posto entre as líderes do mercado brasileiro.
Honda e a CB1100
No início da década de 80, em meio ao sucesso que a Honda vinha fazendo na categoria de motos esportivas de alta cilindrada, a japonesa que já apresentava grande talento para a produção das mesmas começou a investir cada vez mais em novidades e exclusividades.
Foi assim que surgiu a Honda CB1100 R. Com motor agressivo e assento solo, o protótipo produzido a partir do esqueleto da CB900 F venceu a prova New Zeland Castrol Six Hour no ano de seu lançamento e também no ano seguinte.
Produzida em quantidade limitada entre 1981 e 1983, saiu de linha deixando saudade em seus admiradores.
Em 2007, também no Salão de Tóquio, a Honda apresentou um conceito da CB1100 R. Destaque da feira, tirou o fôlego dos amantes da moto, mas nunca chegou a ser produzida.
Em 2013 a motocicleta voltou a ficar sob os holofotes. O lançamento da nova CB1100 F causou um grande frenesi que acabou sendo temporário. Apesar do motor igual, o design em nada lembrava a antiga modelo R. Sem as carenagens e menos robusta, perdeu o ar esportivo característico.
Concept CB
Tradição e estilo definem a moto conceito apresentada em Tóquio. A base mecânica é da antiga CB1100, equipada com um motor de 4 cilindros de 1.140 cc. O destaque vai para o visual retrô inspirado na CB7850 F de 1969, chamada por muitos de “a moto do século”.
As linhas mais leves e arredondadas vão no sentido oposto da rigidez quadrada da CB1100 de 2013, que ainda está em produção. O charme e a elegância ficam por conta do motor de duas cores com acabamento escovado nas tampas laterais.
Bem finalizado e com um design ao mesmo tempo retrô e inovador, a nova Concept CB promete ser o novo sucesso da Honda, que infelizmente não tem previsão de chegar ao Brasil.