A Honda anunciou nesta semana o lançamento da linha 2024 da CB 500 X. Mas, na prática, essa moto não vai retornar, pois ela vai passar por uma atualização completa e também por uma mudança de nome. Agora, o modelo vai passar a se chamar NX500, em homenagem a Honda NX650 Dominator do final da década de 1980.
As mudanças que estão sendo aplicadas na aventureira atualizam a moto, mas não mudam a sua essência. A ideia é manter ela como uma boa opção tanto para os pilotos que acabam procurando por uma opção um pouco mais agressiva do que as motos urbanas, como também para os mais experientes.
Algumas mudanças foram aplicadas no design geral da moto, com mudanças nos desenhos tanto do farol como também da lanterna. Além disso, o modelo também vai ser oferecido com novas opções de cores, como Grand Prix Red, Matt Gunpowder Black Metallic e Pearl Horizon White.
O conjunto mecânico segue sem novidades, com motor bicilíndrico paralelo de 471 cm3 com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível. Ele é capaz de entregar 47 cv de potência e 4,3 kgfm de torque. A potência é enviada para a roda traseira por meio de uma transmissão mecânica de seis velocidades equipada com uma embreagem deslizante.
O modelo conta ainda com garfos Showa Separate-Function (SFF) Big Piston, além de um monoshock traseiro com pré-carga ajustável.
Em relação a tecnologia, a moto chega com uma grande tela TFT colorida de 5 polegadas com conectividade via smartphone por meio do aplicativo Roadsync da Honda. Ele também permite que o motociclista alterne o Controle de Tração Selecionável da Honda (HSTC), permitindo que os motociclistas o desliguem para cenários de pilotagem técnica e off-road.
Ainda não foram anunciados os preços da nova moto e também ainda não ganhou uma data de lançamento no Brasil.