A Honda apresentou nesta semana a nova PCX 160 2023 para o mercado nacional. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o novo modelo será oferecido com um maior propulsor e também vai apresentar algumas alterações pontuais no design, mas nada que se assemelhe a uma nova geração ou algo parecido da moto.
Em relação ao design, a moto está recebendo alterações em todos as versões, incluindo novo modelo de farol e lanterna redesenhada. As rodas também tiveram mudanças de design. O painel, que fornece todas as informações importantes para o piloto, também foi redesenhado, ficando maior.
As novas carenagens foram feitas sobre um novo chassi, que está mais rígido e utilizando menos travessas, o que acabou fazendo com que a moto tivesse um peso reduzido em 700 gramas. A Honda ainda diz que o novo chassi deve melhorar a agilidade e o conforto da scooter, além de reduzir o nível de vibrações.
Em relação aos recursos, todas as versões passarão a ser vendidas com o recurso de chave presencial, bem como com iluminação completa por lâmpadas de LED e alarme. Nas versões ABS e ABS DLX, além do freio antitravamento, o controle eletrônico de tração passa a ser item de série, assim como freio a disco na roda traseira. A CBS permanece com tambor atrás.
O propulsor também é novo, sendo um 160 (156,9 cm³) que recebeu uma série de melhorias, como aumento da taxa de compressão, passando de 10,6:1 para 12,0:1. Permanece com arrefecimento líquido e comando simples no cabeçote. Porém, usa 4 válvulas, não 2, e isso muda a característica do propulsor. A potência, por exemplo, passou de 13,2 cv a 8.500 rpm para 16 cv a 8.500 rpm. Já o torque foi de 1,38 kgfm a 5.000 rpm para 1,5 kgfm a 6.500 rpm.
O modelo segue com câmbio do tipo CVT, com relações continuamente variáveis. A PCX 2023 também recebe o eSP+, sistema que estreou por aqui na Forza 350. Ele compreende uma série de medidas para o aumento de eficiência do propulsor 160, incluindo a redução dos atritos internos entre elas.
Confira os preços e as cores que foram anunciados pela Honda:
- PCX CBS: R$ 15.460,00 – Cinza metálico
- PCX ABS: R$ 17.000,00 – Branco perolizado
- PCX DLX ABS: R$ 17.400,00 – Azul metálico