Uma bela moto no passado, mas que agora está todinha enferrujada, mais parecendo a vovó da moderna Honda. Sua marca é a clássica Hildebrand & Wolfmüller, uma das pioneiras no mercado de motociclismo, sendo esta a primeira moto patenteada do mundo, ou, em outras palavras, o primeiro modelo de moto a ser registrado antes de entrar em produção, ainda no ano de 1894.
A história desse veículo deu o que falar na época de sua produção. Foi desenvolvida entre os irmãos Hildebrand – Henry e Wilhelm – em parceria com Alois Wolfmüller e seu talentoso mecânico, Hans Geisenhof.
Seu projeto original propunha montar um motor bicilíndrico de 1488 cilindradas e 4 tempos, e que fosse refrigerado por vapor d’água e alimentado por gasolina.
Suas especificações técnicas, embora modestas para os padrões de hoje, tiveram muito impacto na época do lançamento. Imagine só 2,5 cv de potencia, a 240 rpm e podendo chegar até os 48,28 km/h! Tudo isso no tranquilo final do século XIX!
Era um total desafio à mecânica da época. “Motorrad” é o nome pelo qual ficou conhecida essa incrível moto em sua terra natal, a Alemanha.
Na cidade de Munique, a moto da marca foi a primeira a ser produzida em massa, de fato, e, por conta de suas vendas em escala global, foi a primeira vez que tiveram contato direto com esse tipo de meio de transporte povos de países como China e Austrália.
Depois a fabricação foi licenciada para ocorrer na França também. A colaboração franco-alemã foi dissolvida em 1897, após uma fabricação de 800 a 2 mil unidades da moto. O primeiro modelo não foi exatamente um sucesso de vendas, razão pela qual a parceria foi rompida.
Com o passar dos anos, a fábrica remodelou seus projetos e continuou em funcionamento até o momento em que estoura a Primeira Guerra Mundial, quando interrompe suas atividades.
Recentemente, foi encontrado um modelo da Hildebrand & Wolfmüller, muitíssimo bem conservado, contando, inclusive, até mesmo com sua pintura original, muito embora estivesse sem nenhuma restauração. Esse achado se deu no celeiro de uma família norte-americana, no qual a moto ficou guardada desde a década de 1930 – o último ano em que fora ligada.
A prestigiada casa de leilões inglesa Bonhams colocou à venda um exemplar exatamente dessa raridade, que foi arrematado por 131 mil dólares. Uma curiosidade: irá fazer sua viagem de volta à Alemanha, seu país de origem, para que seja realizada uma profunda restauração e, então, poder circular novamente.