Rumores do mercado apontam fortes indícios de uma grande aquisição no segmento de motocicletas que deve ser concretizado ainda este ano. De acordo com os levantamentos e com as informações que estão sendo publicadas pela imprensa internacional, a norte-americana Harley-Davidson deve efetivar a compra da Ducati em breve.
As primeiras informações que começaram a circular sobre esse possível negócio foram detectadas a partir do caso de fraude de emissão de poluentes da Volkswagen, o que acabou sendo chamado pela imprensa de Dieselgate. Como a Ducati faz parte do grupo da Volks, notícias começaram a surgir de que que o grupo alemão estaria disposto a vender a empresa para pagar parte dos gastos em função do problema.
O assunto acabou voltando a circular com força no último mês. Diversas publicações especializadas em economia nos Estados Unidos começaram a noticiar que a Harley seria a empresa interessada na compra. Por enquanto, todas as informações que circulam sobre a situação foram dadas por fontes que não foram identificadas.
A agencia Reuters afirma que o negócio pode chegar a um total de US$ 1,67 bilhão e que a oferta estaria muito próxima de realmente ser feita. As fontes afirmam que os detalhes da proposta estão sendo costurados e que isso pode acontecer ainda no mês de julho. Em 2012, o grupo Volkswagen desembolsou US$ 1,13 bilhão pela Ducati, com a compra efetuada através da Audi.
Publicações de economia internacionais afirmam que também existem algumas outras empresas que estariam interessadas na compra da Ducati, tais como as indianas Bajaj e Royal Enfield.
Mas, até o momento, nenhuma informação foi divulgada de forma oficial por qualquer das empresas envolvidas nos boatos. Um dos motivos seria o fato de que a Volkswagen não gostaria de confirmar nada antes do Salão da moto de Milão, que acontece no mês de novembro e que é considerado como um dos principais eventos do setor, muito importante para a marca.
Bons negócios
Apesar da grande crise do grupo Volkswagen, a Ducati está passando por uma fase positiva em relação aos seus negócios. Ao longo do ano de 2016, a empresa vendeu um total de 55.451 unidades em 2016, o que correspondeu a um aumento de 1,2% em relação ao ano de 2015. O faturamento confirmado pela Ducati foi de 731 milhões de euros durante o ano passado.