Uma pesquisa feita recentemente nos Estados Unidos mostra que muitas mortes de pessoas que pilotam motos poderiam estar sendo evitadas se os veículos tivessem instalados freios com tecnologia ABS. As informações foram divulgadas pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) com base em um teste feito pela Insurance Institute for Highway Safety" (IIHS).
Os estudos foram conduzidos por uma das mais importantes instituições do segmento de segurança dos Estados Unidos e que realiza uma série de testes independentes. Os números dos relatórios finais mostram que a instalação dos freios ABS nas motocicletas podem diminuir os acidentes fatais em, pelo menos, 37%. E não são apenas os números de acidentes com mortes que podem ser reduzidos. Os números de colisões também podem diminuir consideravelmente, em torno dos 23%.
Acidentes aumentam no Brasil
Os resultados dos testes foram divulgados no momento que o Brasil faz um triste balanço: em 10 anos, considerando o período entre 2001 e 2011, o número do acidentes que aconteceram envolvendo as motos aumentaram 263,5%. Os dados foram divulgados e levantados pelo Ministério da Saúde.
Até o momento, entidades apontam que somente 17% das motos que estão sedo vendidas apresentam o sistema com os freios ABS. Além disso, todas as motos que possuem este tipo de freio estão acima das 250 cilindradas. Outro dado que foi levantado sobre as motos é o fato de que na grande maioria dos casos os freios ABS estão sendo oferecidos apenas como um item opcional.
Nas categorias mais populares de moto, que é o caso da City que representa atualmente 55% de todas as motos que são vendidas no Brasil, o número de freios ABS que são instalados é muito baixo, apenas de 5%. Grande parte destas motos não oferece os freios nem mesmo como item opcional para seus consumidores. A entidade afirma que o levantamento foi feito nas 357 versões de 199 modelos vendidos no Brasil.
Eficiência nos freios
O Cesvi também divulgou alguns números relacionados ao desempenho dos freios nas motos. De acordo com as informações, quando a moto está sendo conduzida a 100 km/h ela leve em média 9 metros a menos para parar quando está utilizando os freios ABS.
A partir do ano que vem todos os carros que forem vendidos no Brasil precisam sair de fábrica com o sistema instalado, mas esta obrigação não foi estendida para as motos. Já na Europa, a partir de 2016 todas as motos que forem vendidas no Velho Continente terão que ter os freios ABS.