Uma empresa chamada BigRep resolveu encarar o desafio de criar uma motocicleta quase que inteiramente utilizando a tecnologia de uma impressora 3D. Este tipo de impressora acaba tendo a funcionalidade de criar os mais variados tipos de objetos, como se fosse parte de uma linha de produção, mas com um tamanho e uma facilidade de utilização muito menor.

Empresa cria moto em impressora 3D

Nos últimos tempos diversas pessoas e empresas acabaram se aventurando por tudo o que essa tecnologia pode vir a oferecer para as pessoas no dia a dia. Afinal de contas, a ideia de se ter um equipamento que pode criar uma infinidade de coisas acaba realmente se tornando um fascinante recurso.

Pois a BigRep quis entender se seria realmente possível criar uma moto se utilizando de uma impressora 3D. Mas a ideia não era criar apenas uma parte da moto, e sim o maior numero de pecas que realmente fosse possível se obter com a tecnologia de impressão. O resultado foi a motocicleta chamada de Nera.

Empresa cria moto em impressora 3D

Praticamente todas as pecas foram feitas nas impressoras 3D da empresa, com exceção do motor e de componentes elétricos, como fiação e bateria. Até mesmo os pneus foram criados na impressora, com um modelo diferente, que dispensa o ar e são formados por uma espécie de teia anatômica para absorver os impactos.

"Se você me perguntar de algo que tenho muito orgulho, eu respondo que é o pneu. Isso porque é um pneu de moto sem ar que é construído com uma geometria especial que você pode ver. Ele absorve todas as forças por seu material especial e pela geometria que foi projetada. Então, é uma maneira completamente nova de pensar sobre pneus ", disse Manuel Buening, diretor do projeto, em entrevista a Reuters.

Empresa cria moto em impressora 3D

Por enquanto a companhia ainda não revelou os detalhes técnicos, mas sabe-se que a moto realmente consegue andar bastante, sendo movida com energia elétrica. Nera, por enquanto, ainda é trada apenas como um projeto, mas pode acabar se tornando um exemplo do que poderá ser feito com as impressoras 3D em um futuro não tão distante.