A empresa canadense Damon Motorcycles, conhecida por ter projetos diferenciados de veículos sobre duas rodas, apresentou ao longo da última semana a moto Hypersport. Trata-se de um veículo esportivo e elétrico, que apresenta alguns diferenciais interessantes. Não apenas em relação a sua capacidade de desempenho, mas principalmente em função dos recursos tecnológicos que chegam junto com ela.
A moto acabou se tornando um dos grandes destaques da feira, unindo alguns dos elementos que o público da CES mais procura, como design diferenciado e muita tecnologia. O modelo acabou ganhando um prêmio das melhores inovações do evento deste ano.
Em termos de potência, a moto não deixa nada devendo para os grandes exemplos de esportividade que existem por aí: 200 cavalos de potência e atinge uma velocidade máxima de 300 quilômetros por hora, além de uma autonomia de 320 quilômetros na estrada.
Mas são os recursos de tecnologia que acabaram agradando ainda mais quem passou pelo estande da empresa do Canadá. Ela conta com um sistema de ergonomia ajustável em tempo real e um outro sistema especialmente focado na segurança do piloto.
O sistema chamado “CoPilot 360º” integra câmeras, radares e outros sensores espalhados pela moto para que eles consigam avisar os motociclistas sobre eventuais e possíveis ameaças. A inteligência artificial do sistema permite uma coleta e posterior análise do comportamento do tráfego, das condições das estradas, dos dados de intenção do piloto, dentre outros.
A moto possui conexões 4G, Wi-fi e Bluetooth, todos eles funcionando junto com o CoPilot 360 para agregar os dados na nuvem, melhorando assim o desempenho geral do sistema com atualizações aéreas enviadas de volta para cada Damon.
"Esse nível de aprendizado profundo e conectividade é sem precedentes, garantindo a cada motociclista um percurso mais inteligente, seguro e conectado; não apenas para indivíduos, mas para comunidades inteiras, com o objetivo de reduzir incidentes em todo o mundo", garantiu Dom Kwong, co-fundador e diretor de tecnologia da Damon Motorcycles.
A moto custará $ 24.995 nos Estados Unidos, e não tem previsão de lançamento no Brasil.