A Ducati apresentou recentemente o seu novo modelo de moto bigtrail, chamado de DesertX. A moto foi criada a partir do conceito que já tinha sido apresentada pela marca no ano de 2019. Para a versão de venda, a montadora escolheu a plataforma Scrambler para criar a sua moto, que consegue oferecer um desempenho que não costuma ser muito encontrado no segmento.
De acordo com as palavras da própria montadora sobre o seu mais recente lançamento, a montadora Ducati decidiu elevar as ambições dentro do segmento de off-road da marca com este lançamento, que conta com um chassi totalmente novo. Já o motor escolhido foi o bicilíndrico em "L" de 937 cm³ com refrigeração líquida. O motor com comando de válvulas desmodrômico produz 110 cv de potência a 9.250 rpm e 9,4 kgfm de torque a 6.500 rpm.
Com isso, a moto oferece realmente um desempenho interessante para determinados tipos de trilhas, colocando elas diante de modelos como o Triumph Tiger 900 e a Honda Africa Twin. O motor fica dentro de um chassi de treliça de aço suspensa por um garfo invertido na dianteira e monoshock atrás, ambos da KYB. Os amortecedores são totalmente ajustáveis oferecem 230 mm de curso na frente e 220 mm atrás. Como resultado, a distância em relação ao solo sobe para 249 mm, mas deixa a altura do assento em elevados 874 mm.
Seguindo com as características físicas da moto, ela conta com uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas, ambas raiadas. Elas são calçadas por pneus Pirelli Scorpion Rally STR. Os freios Brembo M50 trazem disco duplo dianteiro de 320 mm de diâmetro na frente e único atrás de 265 mm.
Em relação ao seu desempenho, a moto conta com um tanque de gasolina de 20,8 litros, já devidamente adequada para viagens de longa distância. Os pilotos podem ainda instalar uma célula de combustível adicional de 7,9 litros.
Por enquanto, a DesertX ainda não possui previsão de lançamento no mercado brasileiro.