A BMW anunciou que vai ampliar a sua parceria com a empresa indiana TVS na produção de modelos elétricos de duas rodas. De acordo com as informações que foram divulgadas pelas duas companhias, ambas as partes vão unir seus esforços e suas tecnologias para desenvolver um conjunto de motos e scooters movidas a baterias.
A ideia é que os lançamentos que sejam feitos fruto desta parceria sejam globais, mas ainda não se sabe exatamente quais os países vão receber os veículos. Mas essa não será a primeira vez que as duas empresas fazem uma parceria para o desenvolvimento de um projeto.
No ano de 2013, as duas companhias se juntaram para criar motocicletas que tinham como principal característica o fato de ter motores de até 500 cm³. No acordo, a TVS permitiu que a BMW tivesse acesso às fábricas da empresa indiana e também ao mercado daquele país. A TVS também saiu beneficiada, já que eles desenvolveram uma base que acabou sento utilizada na moto esportiva alemã G 310 R.
No terceiro trimestre de 2021, a marca indiana entregou 83.592 motos da família G 310, que inclui ainda a G 310 GS, que hoje respondem por 20% da produção global da BMW. O mais recente acordo entre os parceiros baseia-se no sucesso dessa linha. Segundo relatos, o novo acordo inclui o desenvolvimento inicial e a produção de 50.000 veículos elétricos de duas rodas divididos entre BMW e TVS. Os parceiros distribuirão essas unidades para os mercados indiano e internacional.
Ainda não se sabe se o fruto da parceria entre as duas companhias vão acabar rendendo motos inéditas, mas tudo indica que, neste primeiro momento, as empresas acabem criando versões elétricas de modelos que já existem. Eles devem se utilizar das pesquisas mais recentes feitas pela BMW com bateiras de estado sólido e processos de mineração de lítio.