A BMW divulgou nesta semana todos os detalhes da linha 2023 da moto S 1000 RR. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o objetivo principal das mudanças foi melhorar, de uma forma geral, a experiencia de pilotagem, sendo que uma das alterações mais impactantes foram as asas na carenagem frontal.
Essas asas não possuem apenas função estética, mas também será utilizada durante a condução. A marca afirma que, dependendo da velocidade que a moto esteja, as asas podem criar um máximo de 10 kg de pressão aerodinâmica na carenagem dianteira. Com isso, o sistema ajuda ainda mais na manutenção de atrito nos pneus durante a aceleração.
Na prática, significa que o controle de tração acaba não tendo que funcionar tão intensamente o que ajuda especialmente os pilotos com menos experiencia e que devem conseguir manter um ritmo mais constante e rápido na pista.
Além disso, o modelo agora oferece uma nova função de controle de deslizamento que faz uso de um sensor de ângulo de direção. Os motociclistas podem escolher entre dois ângulos de direção predefinidos a fim de regular como a moto irá reagir ao acelerar nas saídas de curvas. Há também uma nova função de Brake Slide Assist no sistema ABS Pro da BMW nesta moto, que atua nos freios.
Em relação ao seu conjunto mecânico, a moto agora conta com um motor de quatro cilindros em linha revisado. No entanto, a potência irá variar de acordo com o mercado. No EUA, por exemplo, a potência permanece de 205 cv a 13.000 rpm, bem como continua oferecendo um torque máximo de 11,4 kgfm 11.000 rpm. Os números permanecem os mesmos em relação a linha 2022 da moto.
A moto será disponibilizada nas cores Blackstorm Metallic, Style Passion in Racing Red Non-Metallic e Light White Non-Metallic/BMW M tricolor, dependendo da regição. O valor anunciado para os Estados Unidos é de US$ 17.895. O modelo ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.