A BMW está próxima de lançar no Brasil a sua moto R 12, que faz parte da linha clássica da montadora. Recentemente foram divulgados informações e dados do pedido de registro feito pela empresa no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Os desenhos revelam também detalhes da versão que deve acabar sendo lançada por aqui.
Segundo os dados do INPI, a versão da R 12 que deve ser lançada no Brasil trará um visual mais esportivo. Ela deve acabar se posicionando junto a um público que busca um modelo de motocicleta que realmente tenha elementos visuais mais clássicos, rivalizando com modelos como da linha Bonneville T 120 da Triumph, por exemplo.
Nas versões que são vendidas no exterior, a moto R 12 conta com um motor de cilindros contrapostos arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo. O propulsor tem 1.170 cm3 divididos entre os dois cilindros. A potência declarada é de 95 cv a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo de 11,2 kgfm é atingido a 6.000 rpm. A moto conta ainda com um câmbio mecânico de seis velocidades.
Em relação ao seu tamanho, o modelo conta com 2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos. O peso declarado é de 227kg, contando com um tanque de combustível de 14 litros. Um dos seus grandes diferenciais fica por conta do assento, que é bem baixo, ficando a 754 mm do solo.
Existem diferenças entre os modelos R 12 vendidos na Europa e em outras partes do mundo. No Velho Continente, por exemplo, ela conta com um painel de instrumentos analógico com velocímetro e conta-giros separados, mas pode-se optar por um conjunto digital com tela de 3,5". Entre os principais equipamentos de fábrica na Europa, vale citar dois motos de condução, chave presencial, controle de tração e controle de atuação de freio motor.
Por enquanto, a montadora ainda não confirma a data do lançamento desta moto no país.