A BMW confirmou nesta semana o lançamento no mercado brasileiro da nova moto R 12. Trata-se de um modelo que se destaca pelo visual mais clássico, com elementos encontrados em motos do passado. Além disso, o conjunto mecânico é composto pelo motor boxer.
O design traz linhas mais retas, encontradas no portfólio clássico da empresa. A posição de pilotagem é mais confortável, com os pilotos ficando em uma posição mais relaxada, incluindo um banco mais baixo e um guidão com uma abertura larga. A moto conta ainda com um escapamento com saúda dupla e traseira. As rodas são de 19" na dianteira e 16" na traseira.
Em relação a sua estrutura, a moto conta com 2,20 m de comprimento, 0,83 m de largura, 1,1 m de altura e 1,52 m de entre-eixos. O banco do condutor tem altura de 0,75 m e o modelo pesa 227 kg em ordem de marcha. O tanque de combustível é de 14 litros, sendo 3,5 destinado ao sistema de reserva.
A nova R 12 chega com motor boxer de 1.170 cm3, que entrega 95 cv de potência a 6.500 rpm e 11,2 kgfm de torque aos 6.000 rpm. Acompanha o propulsor um câmbio de seis marchas.
A moto será vendida no mercado brasileiro em três versões diferentes: BMW R 12, BMW R 12 Cruiser e BMW R 12 Option 719. Na versão de entrada destaques para itens como ABS otimizado para curvas, Controle de Pressão dos Pneus, Controle de Tração, Controle de Freio Motor, Farol de LED iluminação adaptativa em curvas, Modos de pilotagem Rock & Roll, Painel TFT de 3,5" e conectividade, Sistema de partida com chave presencial, Sistema de frenagem parcial integral, Suspensão dianteira invertida e tomada 12V.
Na versão intermediária acrescenta Assistente de Partida em Subidas, Assistente de Trocas de Marchas PRO, Controle de velocidade de cruzeiro e manoplas aquecidas.
E a topo de linha conta com Alarme Antifurto, Banco Option 719, Kit Passageiro, Rodas Raiadas pretas Option 719 e detalhes com acabamentos fresados Option 719, como manetes, pedais, espelhos na ponta do guidão e tampas do cabeçote.
Os preços variam entre R$ 89.900 e R$ 105.900.