A BMW confirmou que vai começar a fabricar a sua nova moto R 1300 GS no Brasil. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a motocicleta vai entrar na linha de produção a partir de janeiro do ano de 2024, com a previsão de começo das vendas para abril seguinte.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela Motor1.com Brasil, em conversa com o diretor da BMW Motorrad para a América Latina, Dirk Biehler, este cronograma é um plano que pode acabar sofrendo alterações. Isso em virtude da seca atual do rio Amazonas, que está afetando diversas atividades econômicas da região, incluindo as fábricas da Zona Franca de Manaus.
Este é o mesmo modelo que foi apresentado originalmente em setembro, no mercado norte-americano. A versão ganhou uma série de alterações para o mercado brasileiro, incluindo questões mecânicas e no chassi de um modo geral. O modelo também ganhou uma série de novos itens de segurança e opções de rodas para uso mais voltado ao asfalto.
O modelo fabricado no Brasil terá as mesmas configurações da moto apresentada no exterior, incluindo o motor boxer de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. A marca afirma que este é o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW.
Globalmente, o modelo está sendo oferecido com três opções diferentes de rodas, todas disponíveis com 19" na dianteira e 17"na traseira. As variantes básica e Triple Black recebem rodas de alumínio fundido. Enquanto isso, a Trophy e a Option 719 Tramuntana recebem rodas raiadas com aros de alumínio destinadas ao uso off-road.
Por enquanto a BMW ainda não confirmou se vai produzir todas essas versões no mercado brasileiro e nem adiantou os preços previstos.