A BMW Motorrad vai levar ao Salão de Munique (ALE) de 2025 um novo conceito de moto que deve trazer algumas novidades muito interessantes, sobretudo na segurança do piloto. Chamada de Vision CE, ela chama atenção por trazer um tipo de estrutura que pode até mesmo dispensar a necessidade de capacete e outros acessórios de proteção.
O projeto conta com um tipo de “cage” metálico, semelhante a uma célula de segurança, que envolve o piloto. Mas ela mantém toda a parte de cima de moto, garantindo que o conceito siga sendo uma moto. Ela oferece um modelo de assento específico e o cinto de segurança integrado.
A montadora garante que essa estrutura garante proteção suficiente para eliminar a necessidade de equipamentos tradicionais de pilotagem. Ou seja, caso a moto derrape, tanto a estrutura de cima quanto as do lado impediriam que o piloto sofresse qualquer tipo de acidente mais grave.
A moto também chama a atenção pelo seu visual futurista, com uma combinação de cores em branco fosco com detalhes em preto que cria uma aparência escultural e limpa, complementada por bancos em acabamento acetinado e grafismos com toques em vermelho neon.
O modelo também oferece ao piloto uma função de autoequilíbrio, capaz de manter a moto estável mesmo parada. A ideia é permitir que a moto possa ser conduzida até mesmo por um público que não está acostumado com esse tipo de pilotagem.
Outra característica desse conceito é que estamos diante de uma moto elétrica, com motor de 31 kW (42 cv) montado entre a bateria e a roda traseira, fornece a propulsão. De acordo com os dados divulgados, esse sistema garante uma arrancada de 0 a 50 km/h em 2,6 segundos. Por enquanto a moto ainda será apresentada como um conceito, sem previsão de lançamento comercial.

