A marca responsável pelos lançamentos das motos com o selo da BMW, a Motorrad, confirmou que a partir do próximo dia 18 maio a sua primeira moto de baixa cilindrada brasileira começará a ser montada em território nacional. O modelo se chama G 310 R e será montada na unidade da montadora localizada em Manaus.

BMW confirma começo da montagem da G 310 R no Brasil

Para que a montadora começar a montar este modelo no mercado brasileiro ela teve que fazer um grande investimento na sua planta nacional, sendo que os custos para modernização e preparação da sua linha de fabricação ficou em 4 milhões de euros, o que equivale a R$ 13,9 milhões. A montadora afirmou que todo este dinheiro foi gasto com novas tecnologias para a unidade.

Ainda de acordo com os dados que foram divulgados pela própria montadora, este modelo será o primeiro lançamento resultado deste ciclo de investimentos feitos na fábrica, sendo que nos próximos anos a unidade estará preparada para receber a montagem de outras linhas. Um dos modelos que já estão confirmados pela empresa é o G 310 GS, uma moto aventureira de baixa cilindrada, mas que ainda não tem uma data especifica para começo da montagem.

Apesar da montagem brasileira, a base para construção do novo modelo de baixa cilindrada da BMW vem da Índia, onde as unidades são fabricadas em parceria com a TVS. Vão sair desta unidade todas as pelas da nova moto para que elas possam ser montadas se se transformem efetivamente na moto que será vendida no mercado brasileiro.

BMW confirma começo da montagem da G 310 R no Brasil

O modelo conta com algumas novidades interessantes quando comparada com outros da mesma categoria, sendo que um dos principais será o motor monocilíndrico de 313 cc, que conta com refrigeração líquida, duplo comando de válvulas e injeção eletrônica. De acordo com os dados oficiais que foram divulgados pela montadora, o modelo atinge um total de 34,4 cavalos de potência e 2,85 kgfm de torque.

Alguns elementos da moto foram tirados das linhas que contam com uma maior cilindrada, como é o caso da suspensão dianteira do tipo invertida, que é bastante comum nos modelos de maior cilindrada, e também os freios que são a disco em ambos os eixos.