A marca responsável pelos lançamentos das motos com o selo da BMW, a Motorrad, confirmou que a partir do próximo dia 18 maio a sua primeira moto de baixa cilindrada brasileira começará a ser montada em território nacional. O modelo se chama G 310 R e será montada na unidade da montadora localizada em Manaus.
Para que a montadora começar a montar este modelo no mercado brasileiro ela teve que fazer um grande investimento na sua planta nacional, sendo que os custos para modernização e preparação da sua linha de fabricação ficou em 4 milhões de euros, o que equivale a R$ 13,9 milhões. A montadora afirmou que todo este dinheiro foi gasto com novas tecnologias para a unidade.
Ainda de acordo com os dados que foram divulgados pela própria montadora, este modelo será o primeiro lançamento resultado deste ciclo de investimentos feitos na fábrica, sendo que nos próximos anos a unidade estará preparada para receber a montagem de outras linhas. Um dos modelos que já estão confirmados pela empresa é o G 310 GS, uma moto aventureira de baixa cilindrada, mas que ainda não tem uma data especifica para começo da montagem.
Apesar da montagem brasileira, a base para construção do novo modelo de baixa cilindrada da BMW vem da Índia, onde as unidades são fabricadas em parceria com a TVS. Vão sair desta unidade todas as pelas da nova moto para que elas possam ser montadas se se transformem efetivamente na moto que será vendida no mercado brasileiro.
O modelo conta com algumas novidades interessantes quando comparada com outros da mesma categoria, sendo que um dos principais será o motor monocilíndrico de 313 cc, que conta com refrigeração líquida, duplo comando de válvulas e injeção eletrônica. De acordo com os dados oficiais que foram divulgados pela montadora, o modelo atinge um total de 34,4 cavalos de potência e 2,85 kgfm de torque.
Alguns elementos da moto foram tirados das linhas que contam com uma maior cilindrada, como é o caso da suspensão dianteira do tipo invertida, que é bastante comum nos modelos de maior cilindrada, e também os freios que são a disco em ambos os eixos.