A BMW Motorrad anunciou recentemente que vai começar a equipar alguns dos seus modelos de motos com um sistema de embreagem automática, muito parecido com o que é utilizado pela Honda. O nome oficial é Assistente de Troca de Marchas Automatizada, ou ASA na sigla em inglês. Por enquanto, nenhum modo com a tecnologia foi oficialmente confirmado.
O sistema acaba tendo algumas diferenças, que a marca defende para manter um maior engajamento na condução. O ASA funciona com dois atuadores eletromecânicos que automatizam a embreagem e a troca de marchas da transmissão de seis velocidades. Com isso, ele acaba dispensando a alavanca manual para operar a embreagem.
O sistema contará ainda com dois modos: D e M. No modo de troca 'M', as mudanças de marcha ainda podem ser feitas através do pedal de marchas, permitindo que o condutor decida quando trocar as marchas. A embreagem é acionada automaticamente por um atuador eletromecânico combinado com um sistema hidráulico com uma conexão hidráulica direta entre os cilindros mestre e escravo da embreagem. O atuador regula o deslizamento da embreagem necessário, engata a embreagem ao trocar de marcha e a desengata ao parar.
Neste modo, o piloto pode mover o pedal de troca de marchas na direção desejada da maneira usual. Se as rotações na marcha desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a troca é feita diretamente. Se as rotações do motor caírem abaixo de uma velocidade mínima dependente da marcha, as reduções de marcha também são realizadas automaticamente no modo manual. Isso evita que o motor desligue.
Já no modo de troca “D”, os pontos de troca de marchas são automaticamente selecionados pela unidade de controle do motor, assim como o acionamento da embreagem. Ao subir de marcha, por exemplo, o solavanco associado a uma transmissão manual clássica com embreagem manual é em grande parte eliminado, assim como o risco de contato do capacete entre piloto e passageiro.
A BMW promete, com toda es as novas tecnologias, que suas motos tenham as trocas de marchas acontecendo da forma mais suave possível. Além disso, o ASA poderá ser utilizado em conjunto com o Controle de Cruzeiro Ativo ou o aviso de colisão frontal.
As primeiras motos com o ASA ainda não possuem data para chegarem ao mercado.