A BMW está apresentando para o mercado internacional a linha 2024 da S 1000 XR, moto que combina esportividade com elementos de motocicletas mais aventureira. O modelo está ficando mais potente quando comparado com a linha anterior. Além disso, também foram anunciadas mudanças nos preços de venda nos Estados Unidos. A moto ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Em relação ao motor, ele é o mesmo de quatro cilindros em linha de 999 cm3 da S 1000 RR, mas com alguns ajustes que acabaram deixando ele mais potente. O número oficial agora é de 170 cv de potência a 11.000 rpm, com torque máximo de 11,5 kgfm torque a 9.250 rpm. A montadora também afirma que o diâmetro e o curso são de 80 mm por 49,7 mm, respectivamente, e a taxa de compressão é de 12,5:1.
O chassi permanece o mesmo, com um quadro de fundido do tipo ponte na moto, utilizando um projeto de motor como membro do chassi. A suspensão segue sendo formada por um garfo dianteiro telescópico invertido com tubos de 45 mm diâmetro, juntamente com um braço oscilante de alumínio e um monoshock na traseira.
Já em relação aos itens e recursos tecnológicos, a nova S 1000 XR 2024 terá uma tela TFT de 6,5" com conectividade para smartphone. As configurações do Riding Modes Pro são de série, incluindo Hill Start Control Pro, ABS pro e controle dinâmico de tração.
A parte de trás da moto passa a contar com novos painéis laterais e também entradas de ar. O bico agora é da cor da carroceria e o acabamento do radiador tem uma nova superfície texturizada. A montadora confirmou ainda que o Headlight Pro, com sua luz de conversão adaptativa, agora está incluído como equipamento de série.
A moto foi anunciada pelo preço inicial de US$ 20.345 nos Estados Unidos, com três opções de cores: Blackstorm Metallic, Gravity Blue Metallic ou Light White/M Motorsport