A BMW está apresentando para o mercado nacional a nova geração da moto R 1300 GS. A linha 2024 passou por uma série de mudanças, começando pelo conjunto mecânico com um novo motor. Além disso, o modelo passou por uma mudança completa no visual, com diversos elementos sendo atualizados.
A aventureira da montadora agora passa a ter um motor boxer de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm.
Um dos diferenciais do modelo é a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam, com válvulas de admissão com diâmetro de 44 mm e válvulas de escape com diâmetro de 35,6 mm. De acordo com a marca, é o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW. A velocidade máxima é declarada como 200 km/h, e o tempo de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.
Junto com o novo motor, a moto também passa a ter uma caixa câmbio de seis marchas que agora passa a ser localizada sob o motor, em vez de atrás do motoro. Com isso a unidade acabou se tornando mais compacta do que a geração passada. Além disso a montadora também conseguiu reduzir o centro de gravidade e centralizou melhor o peso.
A moto ainda passou por importantes mudanças na sua estrutura, com um quadro redesenhado em sua totalidade que se tornou mais rígido. Já a suspensão é composta por um novo design Evo Telelever na frente, juntamente com um design Evo Paralever revisado na traseira.
Dentre os principais recursos estão quatro modos de pilotagem (Chuva, Estrada, Eco e Enduro), controle de tração dinâmico, controle de freio motor, assistência de freio dinâmico, controle de partida em aclive, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento da pressão dos pneus.
Por enquanto o lançamento foi feito apenas para o mercado norte-americano. No Brasil, o modelo ainda tem previsão de lançamento.