Pilotar uma moto já envolve uma série de riscos que precisam ser controlados. E o trânsito, de uma forma geral, tende a ser mais agressivo para aqueles que estão sobre duas rodas. E as coisas tendem a piorar muito quando estamos falando de dias de chuva. O piso molhado, a dificuldade para enxergar e o maior número de carros acabam se tornando muito perigosos para os motociclistas.

6 dicas para pilotar motos com segurança na chuva

Confira algumas dicas para conseguir aumentar a segurança em cima de uma moto nos dias de chuva:

Reduza a velocidade

Realmente não adianta ter pressa, especialmente nos dias de chuva. Os motociclistas devem reduzir bastante a velocidade. O piso tende a ficar muito escorregadio, especialmente quando as primeiras gotas de chuva se misturam com a sujeira do asfalto, o que torna o caminho como um todo muito propício para uma derrapagem.

Garante que os pneus estejam em bom estado

Os pneus podem acabar se tornando grandes aliados de segurança nestes momentos. Mas eles devem sempre estar em muito bom estado. Quando os pneus estão muito gastos, os sulcos, que são responsáveis pelo escoamento da água, acabam não conseguindo mais fazer a sua função.

Pilote de forma defensiva

6 dicas para pilotar motos com segurança na chuva

O piloto deve sempre manter uma postura defensiva, especialmente em dias de chuva. É fundamental ficar sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor. Além disso, também é importante evitar qualquer tipo de frenagem brusca.

Mantenha o equipamento em dia

Além disso, também é muito importante que todo o equipamento utilizado pelo motociclista esteja em dia. Em dias de chuva a viseira do capacete devem ser limpo e sem riscos. Além disso, o piloto também deve utilizar calça, jaqueta, luvas e bota.

Garante de ser visto

Em dias de chuva também é muito importante que o piloto garanta que ele esteja sempre sendo visto. Não apenas pelos motoristas, mas também pelos motociclistas e pelos pedestres que estão no trânsito. As roupas devem ter os elementos que refletem as luzes dos faróis dos carros.

Aumente a distância

A tendência é de que a motociclistas acabem cortando os carros, sempre buscando os espaços menores para se adiantar. Mas, se isso já pode ser considerado como um comportamento perigoso em dias com tempo seco, é muito importante que essa distância dois outros veículos devem ser respeitadas e ampliadas em dias de chuva, até mesmo para que os pilotos tenham tempo de tomar alguma atitude, caso o imprevisto aconteça.