Uma das grandes vantagens de se adquirir uma moto nova acaba sendo a garantia oferecia pelo fabricante. Não são todos os problemas que podem acabar sendo resolvidos apenas acionando a garantia, mas boa parte deles realmente cobre defeitos comuns, como vícios de fabricação ou peças que chegam com algum problema.

3 dicas para não perder a garantia da sua moto nova

O tempo de garantia oferecido pelos fabricantes acaba variando. Honda e Yamaha, as duas marcas de motos mais populares do mercado brasileiro, oferecem um período de 3 anos de garantia, sem que se exija um limite de quilometragem. Mas alguns modelos podem ter um período maior.

Mas os donos das motos novas sempre devem ficar de olho em algumas informações pertinentes que podem ser encontradas no Manual do Proprietário e que falam sobre as condições de manutenção dessa garantia. Confira algumas dicas para não perder a garantia da sua moto nova.

Mantenha as revisões dentro do prazo

Os donos das motos novas devem sempre seguir a risca os prazos de revisão das suas motos, pois este pode acabar sendo um dos principais motivos para perda de garantia. A revisão por quilometragem percorrida pode ser 10% a mais ou a menos, ou seja: a revisão de 1.000 km pode ser feita aos 900 ou aos 1.100 km. Já a revisão de 6.000 km pode ser feita dos 5.400 km até os 6.600. Acima disso, a tolerância é de 600 km para todas as revisões.

Não participe de competições

3 dicas para não perder a garantia da sua moto nova

Qualquer tipo de competição ou de demonstração na qual a moto é utilizada de forma considerada “for ado normal” pelos donos pode ser um motivo para o cancelamento da garantia. O concessionário pode perceber alguns indícios deste tipo de atividade durante a inspeção, como desgastes de componentes, pilotagem excessivamente agressiva ou prática de manobras mais radicais.

Mantenha a moto longe da água

Não tente atravessar locais com grandes concentrações de água, como enchentes ou alagamentos, com sua moto. Tentar transitar pelas areias da praia também pode ser um problema. Se a moto apresentar qualquer defeito e for constatado que foi por causa deste tipo de situação e garantia pode ser encerrada.